Análise da qualidade dos serviços das assessorias em comércio exterior da serra gaúcha: uma aplicação da escala servqual

Autores

  • Guilherme Bergmann Borges Vieira Universidade de Caxias do Sul (UCS) http://orcid.org/0000-0001-6463-9987
  • Jéssica Ranzolin Guisolfo Universidade de Caxias do Sul
  • Roberto Birch Gonçalves Universidade de Caxias do Sul
  • Rafael Mozart da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v19i3.3328

Palavras-chave:

Qualidade. Serviços. Servqual. Assessorias em Comércio Exterior. Sul do Brasil.

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade dos serviços prestados por empresas de assessoria em comércio exterior atuantes na Serra Gaúcha, no sul do Brasil, identificando os atributos mais importantes e comparando os resultados com um estudo realizado em 2009. A metodologia utilizada foi quantitativa descritiva, operacionalizada mediante a aplicação de um questionário baseado na escala Servqual aos gestores de empresas exportadoras e importadoras que utilizam os serviços de tais assessorias. Os resultados indicam que os atributos confiabilidade, tangibilidade, empatia e custos apresentam significância estatística e explicam quase 94% da avaliação geral dos clientes. Em função disso, recomenda-se que as empresas desenvolvam e monitorem continuamente seu desempenho nesses atributos.  

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Publicado

16-09-2019

Como Citar

Vieira, G. B. B., Guisolfo, J. R., Gonçalves, R. B., & da Silva, R. M. (2019). Análise da qualidade dos serviços das assessorias em comércio exterior da serra gaúcha: uma aplicação da escala servqual. Revista Produção Online, 19(3), 876–895. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v19i3.3328

Edição

Seção

Artigos