Reflexão crítica sobre os conteúdos e objetivos de Cálculo I e II nos cursos de Engenharia de Produção dos Institutos Federais
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v25i3.5292Palavras-chave:
Competências, Habilidades, Cálculo, Projeto Pedagógico de Curso, Disciplina escolarResumo
Diante da atual demanda do mercado por profissionais capazes de reconhecer e solucionar assertivamente os problemas encontrados, faz-se necessário que este possua uma formação voltada ao desenvolvimento de competências e habilidades. Desta forma, o trabalho tem por objetivo caracterizar os planos de ensino das disciplinas escolares de Cálculo I e II, propostos nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) dos Institutos Federias. Para tal, identificou-se os conteúdos e objetivos propostos, realizando uma análise comparativa entre o que contemplam os programas de ensino e o que os documentos definem como necessário para promover o desenvolvimento das habilidades e competências de um engenheiro de produção. Por meio da utilização do software Iramuteq, realizou-se a análise dos objetivos e conteúdos de Cálculo I e II, relacionando com os documentos normativos e destacando as principais características. Os resultados demonstraram que os PPCs são pouco específicos na definição de informações importantes, o que representa um obstáculo na gestão da aprendizagem. Ressalta-se a necessidade de voltar a atenção aos conteúdos e objetivos propostos no plano da disciplina, assegurando que sua abordagem promova o desenvolvimento das competências e habilidades do engenheiro de produção. Deve-se refletir acerca dos conteúdos ensinados, considerando sua aplicação em situações reais. Os objetivos, por sua vez, precisam contemplar a contribuição para a formação do estudante com competências e habilidades.
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