Reflexão crítica sobre os conteúdos e objetivos de Cálculo I e II nos cursos de Engenharia de Produção dos Institutos Federais

Autores

  • Cleber Schaefer Barbaresco Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Florianópolis, SC, Brasil.
  • Suelen Verona Bitencourt Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Caçador, SC, Brasil.
  • Eric Costa Carvalho Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Caçador, SC, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-9169-6303
  • Juliana Mercedes Rheinheimer Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Lages, SC, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v25i3.5292

Palavras-chave:

Competências, Habilidades, Cálculo, Projeto Pedagógico de Curso, Disciplina escolar

Resumo

Diante da atual demanda do mercado por profissionais capazes de reconhecer e solucionar assertivamente os problemas encontrados, faz-se necessário que este possua uma formação voltada ao desenvolvimento de competências e habilidades. Desta forma, o trabalho tem por objetivo caracterizar os planos de ensino das disciplinas escolares de Cálculo I e II, propostos nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) dos Institutos Federias. Para tal, identificou-se os conteúdos e objetivos propostos, realizando uma análise comparativa entre o que contemplam os programas de ensino e o que os documentos definem como necessário para promover o desenvolvimento das habilidades e competências de um engenheiro de produção. Por meio da utilização do software Iramuteq, realizou-se a análise dos objetivos e conteúdos de Cálculo I e II, relacionando com os documentos normativos e destacando as principais características. Os resultados demonstraram que os PPCs são pouco específicos na definição de informações importantes, o que representa um obstáculo na gestão da aprendizagem. Ressalta-se a necessidade de voltar a atenção aos conteúdos e objetivos propostos no plano da disciplina, assegurando que sua abordagem promova o desenvolvimento das competências e habilidades do engenheiro de produção. Deve-se refletir acerca dos conteúdos ensinados, considerando sua aplicação em situações reais. Os objetivos, por sua vez, precisam contemplar a contribuição para a formação do estudante com competências e habilidades.

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Biografia do Autor

Cleber Schaefer Barbaresco, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente de Matemática no Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Florianópolis. Integrante do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática - Santa Catarina.

Suelen Verona Bitencourt, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Caçador, SC, Brasil.

Graduada em Engenharia de Produção pelo Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Caçador. Tem como especialidade a área de Educação em Engenharia.

Eric Costa Carvalho, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Caçador, SC, Brasil.

Doutor e Mestre em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense - Câmpus Volta Redonda. Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Câmpus Resende. Docente e Coordenador do Curso de Engenharia de Produção do Instituto Federal de Santa Catarina – Câmpus Caçador. Tem como especialidade as áreas de Logística, Projeto de Unidade Produtiva, Contabilidade Gerencial e Custos Industriais.

Juliana Mercedes Rheinheimer, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Lages, SC, Brasil.

Doutora em Educação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, na linha de pesquisa "Educação, História e Políticas". Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e licenciada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Docente de Matemática no Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Lages. Atua na área de História da Educação e Cultura Escolar, visando o campo da História da Educação Matemática.

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Publicado

24-10-2025

Como Citar

Barbaresco, C. S., Bitencourt, S. V., Carvalho, E. C., & Rheinheimer, J. M. (2025). Reflexão crítica sobre os conteúdos e objetivos de Cálculo I e II nos cursos de Engenharia de Produção dos Institutos Federais. Revista Produção Online, 25(3), 5292 . https://doi.org/10.14488/1676-1901.v25i3.5292

Edição

Seção

Artigos