Aplicação do seis sigma em recursos humanos: um estudo de caso em uma empresa eletro-eletrônica

Autores

  • Renato Luis de Boer UNISINOS
  • Miriam Borchardt UNISINOS
  • Jacinto Ponte Jr. UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v10i2.536

Palavras-chave:

Seis Sigma, Seis Sigma em serviços, rotatividade

Resumo

Este trabalho apresenta um caso de aplicação da metodologia Seis Sigma na área de recursos humanos de uma empresa de manufatura de componentes eletrônicos. Objetivou-se analisar como a metodologia Seis Sigma foi aplicada e que adaptações se fizeram necessárias para um resultado eficaz. O projeto de Seis Sigma em análise tinha por objetivo a redução da rotatividade de pessoal, ou seja, reduzir o turn over de afastamento. O estudo de caso foi o método de pesquisa utilizado. A estrutura DMAIC (define, measure, analyse, improve and control) foi utilizada no desenvolvimento deste projeto de Seis Sigma. As ferramentas foram apropriadas para dados qualitativos. As principais dificuldades relacionaram-se a incoerência entre dados provenientes de diversas fontes, receio de atribuição de culpa pela alta rotatividade de certas funções da empresa e apreensão quanto ao uso de ferramentas típicas do Seis Sigma, fortemente baseadas em estatística e análise quantitativa. O projeto Seis Sigma atingiu as metas estabelecidas além de gerar envolvimento de diversas áreas da empresa com a gestão de pessoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Luis de Boer, UNISINOS

Mestrando do PPGEPS (Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção e Sistemas) - UNISINOS (Universidade do Vale do Rio dos Sinos).

Miriam Borchardt, UNISINOS

Professora do PPGEPS (Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção e Sistemas) - UNISINOS (Universidade do Vale do Rio dos Sinos).

Jacinto Ponte Jr., UNISINOS

Professor e coordenador do curso de Engenharia de Produção da UNISINOS (Universidade do Vale do Rio dos Sinos).

Publicado

05-06-2010

Como Citar

de Boer, R. L., Borchardt, M., & Ponte Jr., J. (2010). Aplicação do seis sigma em recursos humanos: um estudo de caso em uma empresa eletro-eletrônica. Revista Produção Online, 10(2). https://doi.org/10.14488/1676-1901.v10i2.536

Edição

Seção

Artigos