Aplicação do Lean Six Sigma (DMADV) no atendimento social de uma cooperativa

Autores

  • Julio Cesar Pereira Mattos Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, PR, Brasil.
  • Karoline Guedes Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, PR, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-6956-7473
  • Beatryz de Almeida Alcantara Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, PR, Brasil. https://orcid.org/0009-0009-0436-8391
  • Dandara de Almeida Machado Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, PR, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v25i3.5387

Palavras-chave:

Lean six sigma, DMADV, Cooperativa, Atendimento social, Melhoria de processo

Resumo

Este estudo apresenta um projeto de aplicação do Lean Six Sigma (LSS), utilizando a metodologia DMADV (Definir, Medir, Analisar, Desenvolver e Verificar), para sistematizar o processo de atendimento social em uma cooperativa localizada em Maringá-PR. O objetivo central foi sistematizar o processo de atendimento social por meio da metodologia Lean Six Sigma, de modo a torná-lo mais ágil, transparente e orientado às necessidades dos colaboradores. A pesquisa foi conduzida por meio de estudo de caso em formato de pesquisa-ação, contando com a participação de uma equipe multidisciplinar e o suporte de um consultor externo. Entre os principais resultados obtidos destacam-se: (i) a elaboração de um Project Charter para alinhamento estratégico, (ii) o mapeamento do processo por meio do SIPOC, (iii) a construção de uma Árvore de Requisitos e análise de stakeholders, (iv) a aplicação da ferramenta GRIP e de um questionário com colaboradores, e (v) o desenvolvimento de um protótipo digital de acompanhamento integrado a um dashboard de indicadores no Power BI. O trabalho contribui ao demonstrar como o Lean Six Sigma pode ser aplicado a processos sociais em organizações cooperativas, ampliando a discussão sobre sua utilização para além dos contextos industriais.

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Biografia do Autor

Julio Cesar Pereira Mattos, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, PR, Brasil.

Graduando em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual de Maringá.

Karoline Guedes, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, PR, Brasil.

Doutoranda em Engenharia de Produção pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus Ponta Grossa (UTFPR - PG). Mestre em Engenharia de Produção pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PGP da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Graduada da primeira turma do curso de Engenharia de Produção na Universidade Federal do Paraná - Campus Avançado em Jandaia do Sul. Atualmente é Professora do curso de Engenharia de Produção da Universidade Estadual de Maringá - UEM e Faculdade de Engenharias e Arquitetura - FEITEP.

Beatryz de Almeida Alcantara, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, PR, Brasil.


Doutoranda em Engenharia de Produção pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus Ponta Grossa (UTFPR - PG). Mestre em Engenharia de Produção pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PGP da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Graduada em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é Professora na Faculdade de Engenharias e Arquitetura - FEITEP.

Dandara de Almeida Machado, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, PR, Brasil.

Graduada da primeira turma do curso de Engenharia de Produção na Universidade Federal do Paraná - Campus Avançado em Jandaia do Sul.

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Publicado

24-10-2025

Como Citar

Mattos, J. C. P., Guedes, K., Alcantara, B. de A., & Machado, D. de A. (2025). Aplicação do Lean Six Sigma (DMADV) no atendimento social de uma cooperativa. Revista Produção Online, 25(3), 5387 . https://doi.org/10.14488/1676-1901.v25i3.5387

Edição

Seção

Artigos