Modelo matemático para estruturação do sistema logístico reverso do resíduo sólido urbano para coprocessamento

Autores

  • Yuka Akasaka Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Márcio de Almeida D'Agosto Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Glaydston Mattos Ribeiro Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v16i3.2131

Palavras-chave:

Logística reversa. Gestão de resíduos. Problema de localização-alocação de facilidade. Problema de tomada de decisão multiobjectivo. Revisão bibliográfica narrativa.

Resumo

O sistema logístico reverso do resíduo sólido urbano (RSU) pode se apresentar com várias estruturas. Este trabalho foca na estruturação do método de combustão com recuperação energética pelo coprocessamento, devido à contribuição que este método traz na diminuição do envio de RSU ao aterro sanitário. Com base em uma extensa revisão bibliográfica e avaliação das técnicas de modelagem e dos métodos utilizados na literatura para a resolução de problemas similares, elabora-se um modelo matemático genérico para estruturação do sistema logístico reverso do RSU para coprocessamento. Este modelo pode ser utilizado futuramente para projetar adequadamente este sistema e assim contribuir para a diminuição do descarte de RSU no aterro sanitário. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

15-09-2016

Como Citar

Akasaka, Y., de Almeida D’Agosto, M., & Mattos Ribeiro, G. (2016). Modelo matemático para estruturação do sistema logístico reverso do resíduo sólido urbano para coprocessamento. Revista Produção Online, 16(3), 844–874. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v16i3.2131

Edição

Seção

Artigos