Análise de portfólio do setor automotivo de suvs
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v19i2.2787Keywords:
Matriz BCG. Análise de Portfólio. Indústria Automobilística.Abstract
O setor automotivo apresenta um alto grau de competitividade e demanda a contínua análise pelo uso de ferramentas como a Matriz BCG. Tendo em vista que o segmento de SUV denota crescimento recente no Brasil a pesquisa tem como objetivo compor a matriz BCG do setor automotivo SUV´s (Sport Utility Vehicle) no Brasil, entre 2011 e 2015. O tratamento dos dados considerou a participação de mercado em quantidade e em receita pelos veículos vendidos nos doze meses do ano anterior, e que apresentaram participação relativa de mercado superior a 10% da participação do veículo mais vendido. Para a composição da matriz, considerou-se o preço premium e o Índice de Herfindahl. A metodologia contou com o uso de dados secundários da FENABRAVE e da Tabela FIPE. Com o uso da planilha eletrônica e de estatística descritiva suportada pela metodologia prevista no modelo teórico que caracteriza a matriz BCG foi possível realizar o tratamento dos dados. Os resultados demonstram veículos que se mantiveram em todos os anos analisados, identificando os produtos que adotaram preço premium com êxito; e sinaliza a distinção entre produtos de entrada na categoria e produtos para um público mais criterioso quanto a categoria SUV.
Downloads
References
AAKER, D. A. Measuring brand equity across products and markets. California Management Rev. 38(Spring), p. 102-120, 1996. https://doi.org/10.2307/41165845
AAKER, David. Administração estratégica de mercado. 9. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.
AMBROSIO; Aluisio; AMBROSIO, Vicente. A matriz BCG: Passo a passo. Revista da ESPM, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 92-102, 2005.
BARWISE, P.; FARLEY, J. U. Marketing metrics: status of six metrics in five countries. European Management Journal, v. 22, n. 3, p. 257-262, 2004. https://doi.org/10.1016/j.emj.2004.04.012
BESANKO, David et al. A economia da estratégia. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.
BOTELHO, Delane; PUPO P. Fabrício. Conhecimento e uso de métricas de marketing. Revista: Pensamento Contemporâneo em Administração. v. 1, n. 5, p. 38-55, Rio de Janeiro, 2011.
CHIENG, Fayrene Y.L.; GOI, Chai Lee. Customer-based brand equity: a literature review. V. 2, 2011.
EXAME. Entenda o drama atual da nossa indústria automobilística. Disponível em: http://epocanegocios.globo.com/Informacao/Visao/noticia/2015/02/entenda-o-drama-atual-da-nossa-industria-automobilistica.html. Acesso em: 19 out. 2015.
FARRIS, P. W.; BENDLE N. T.; PFEIFER P. E.; REIBSTEIN D. J. Métricas de marketing: o guia definitivo de avaliação de desempenho do marketing. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.
FENABRAVE - Emplacamentos. Disponível em: http://www3.fenabrave.org.br:8082/plus/modulos/listas/index.php?tac=indices-e-numeros&idtipo=1&layout=indices-e-numeros. Acesso em: set. 2015.
FORNACIARI, Isabella Rodrigues Vianna. Análise dos signos e símbolos sociais capazes de influenciar o processo de compra de automóveis. Dissertação. (Mestrado em Administração) – FUMEC. Belo Horizonte, 2012.
GABRIEL, Luciano et al. Uma análise da indústria automobilística no brasil e a demanda de veículos automotores: algumas evidências para o período recente. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE ASSOCIAÇÃO KEYNESIANA BRASILEIRA, 4., 2011. Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2011.
KOTLER, P.; HAYES T.; BLOOM P. N. Marketing de serviços profissionais: estratégias inovadoras para impulsionar sua atividade, sua imagem e seus lucros. 2.ed. São Paulo: Manole, 2002.
KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin L. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
MARCASSA, Gabriel; SILVA, Bruno. Métricas de marketing aplicadas ao mercado automotivo. 2013. Monografia (Graduação) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.
MDIC - Ministério do desenvolvimento, da Indústria e do Comércio. Setores abrangidos pela política Industrial. Disponível em: http://www.mdic.gov.br/sitio/interna/interna.php?area=2&menu=327. Acesso em: jan. 2016.
MOURÃO, P.; SÁVIO, D. Participação de mercado: análise quantitativa dos cinco veículos mais emplacados por categoria no brasil entre os anos de 2010 e 2014. 2016. Monografia (Graduação) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte.
OLIVEIRA e OLIVEIRA. Análise de portfólio da FIAT do Brasil: algumas evidências para o período recente. In: SIMPEP, 22., 2015, Bauru. Anais... Bauru, SP, 2015.
OLIVEIRA, Sidney Lino de; MARCASSA, G. F.. Métricas de Marketing Aplicadas ao Mercado Automotivo. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 20., 2013, Bauru/SP. Anais... Bauru, SP, 2013.
ROCHA, Luiza et al. Dinâmica da concentração de mercado na indústria brasileira,1996-2003. Disponível em: http://www.eco.unicamp.br/docprod/downarq.php?id=721&tp=a. Acesso em: 08 ago. 2015.
STERN, E. Deimler. The Boston consulting group fala de estratégia, conceitos clássicos e novas abordagens. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
TABELA FIPE - Preço Médio de Veículos. Disponível em:http://veiculos.fipe.org.br/. Acesso em: 12 set. 2015.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal reserves the right to make spelling and grammatical changes, aiming to keep a default language, respecting, however, the style of the authors.
The published work is responsibility of the (s) author (s), while the Revista Produção Online is only responsible for the evaluation of the paper. The Revista Produção Online is not responsible for any violations of Law No. 9.610 / 1998, the Copyright Act.
The journal allows the authors to keep the copyright of accepted articles, without restrictions
This work is licensed under a Creative Commons License .