Avaliações online como fonte para identificação das dimensões da qualidade dos serviços no setor de hotelaria

Autores

  • Noel Torres Júnior Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Minas Gerais, GO, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5629-3592
  • Christian Soares Santos Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Minas Gerais, GO, Brasil.
  • Lucas Pazini Paz Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Minas Gerais, GO, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v25i2.5381

Palavras-chave:

eWOM, Dimensões de qualidade, Booking.com, Hotel, Text Mining

Resumo

Com a expansão da internet e das mídias sociais, as avaliações on-line em plataformas como TripAdvisor e Booking.com tornaram-se fundamentais para influenciar decisões de viajantes e moldar a reputação dos estabelecimentos. Essas avaliações refletem não apenas as experiências dos clientes, mas também incluem respostas da administração, criando um ciclo dinâmico de feedback que afeta a percepção da qualidade do serviço. No setor de hospitalidade, onde a qualidade do serviço é crucial para o sucesso e competitividade, compreender o desempenho em relação à qualidade prestada é essencial. Uma boa qualidade está diretamente ligada à fidelização dos clientes e ao aumento das vendas. Tradicionalmente, a avaliação da qualidade era realizada por meio de pesquisas de satisfação, mas o boca a boca eletrônico (eWOM) oferece uma forma mais autêntica e em tempo real de captar essas percepções. Neste estudo, propõe-se explorar as avaliações textuais on-line de hóspedes para identificar as principais dimensões da qualidade que geram avaliações positivas e negativas. A metodologia inclui técnicas de web scraping e mineração de texto, oferecendo contribuições teóricas e práticas para gestores e profissionais do setor. Os resultados discutem as implicações teóricas e gerenciais, destacando a importância do eWOM na avaliação e aprimoramento da qualidade dos serviços.

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Biografia do Autor

Noel Torres Júnior, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Minas Gerais, GO, Brasil.

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991), especialização em Gestão Estratégica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), especialização em Engenharia da Qualidade pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1994), Engenheiro e Auditor da Qualidade pela Sociedade Americana de Qualidade (ASQ/USA), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutor em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é Professor da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Administração da Produção, trabalhando como Engenheiro da Qualidade, de Processos e consultor. Atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão de Serviços, Serviços de Resultados Ulteriores, Gestão de operações de serviços.

Christian Soares Santos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Minas Gerais, GO, Brasil.

Graduando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Lucas Pazini Paz , Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Minas Gerais, GO, Brasil.

Graduando Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais

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Publicado

04-05-2025

Como Citar

Torres Júnior, N., Santos, C. S., & Paz , L. P. (2025). Avaliações online como fonte para identificação das dimensões da qualidade dos serviços no setor de hotelaria. Revista Produção Online, 25(2), 5381 . https://doi.org/10.14488/1676-1901.v25i2.5381

Edição

Seção

Artigos