RADIX ROC: um algoritmo de baixa complexidade para a formação de célula de manufatura

Autores

  • Marcos Ricardo Rosa Georges PUC-Campinas

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v14i4.1306

Palavras-chave:

Célula de Manufatura. Tecnologia de Grupo. Formação de Célula. Análise de Grupo. RADIX ROC.

Resumo

O Sistema de Manufatura Celular tem sido amplamente utilizado na indústria como alternativa para o incremento da capacidade de competição. Os benefícios do uso da manufatura celular incluem o aumento da flexibilidade, redução do estoque em processo e redução do tempo total de processamento. O primeiro passo na adoção da manufatura celular nas indústrias é o projeto das células, que é feito a partir de uma análise na matriz de incidência máquina peça. Existem vários algoritmos para realizar a análise desta matriz em busca de agrupamentos que poderão dar origens as células de manufatura. Este artigo propõe um algoritmo de baixa complexidade computacional chamado RADIX ROC. Este algoritmo é baseado no clássico algoritmo ROC (Rank Order Clustering). Uma revisão da literatura sobre o assunto é realizada, assim como uma análise comparativa entre alguns algoritmos, para demonstrar a baixa complexidade do algoritmo proposto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Ricardo Rosa Georges, PUC-Campinas

Professor e pesquisador do Centro de Economia e Administração da PUC-Campinas em regime de dedicação exclusiva. Bacharel em Matemática aplicada e Computacional na Modalidade Produção (unicamp). Mestre e Doutor em Eng. Mecânica (unicamp). Desde 2000 atua como docente no ensino superior em cursos de engenharia e administração em nivel de graduação e pós graduação.

Editor Executivo da Revista Economia, negócios e Sociedade e parecerista de outras revistas científicas.

Tem interesse em Gestão de operações, Logística e Cadeias de Suprimentos, Pesquisa Operacional e Modelos de Processos de Negócios, Qualidade.

Publicado

15-12-2014

Como Citar

Georges, M. R. R. (2014). RADIX ROC: um algoritmo de baixa complexidade para a formação de célula de manufatura. Revista Produção Online, 14(4), 1172–1191. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v14i4.1306

Edição

Seção

Artigos