Geração de valor no contexto da estratégia de manufatura: uma análise em manufaturas calçadistas

Sergio Evangelista Silva, Flávio César Faria Fernandes, Edemilson Nogueira

Resumo


A função manufatura tem como propósito oferecer produtos que gerem valor para os clientes. Todavia, esta não é uma tarefa exclusiva desta função, para esse fim ela deve atuar de forma conjunta com as funções marketing e vendas (M&V) e pesquisa e desenvolvimento (P&D). Este artigo denomina estas três funções de geradoras de valor e discute o seu papel mútuo no processo de geração de valor dos produtos de uma empresa. A validação deste modelo é realizada por meio de três estudos de caso comparativos, realizados em manufaturas calçadistas (MCs) com diferentes estratégias de geração de valor. O estudo empírico permitiu comprovar o papel mútuo das funções estudadas de geração de valor do produto, bem como verificar que a configuração e o papel relativo de cada função muda conforme a estratégia adotada pela empresa. 


Palavras-chave


Estratégia de Manufatura. Valor do Produto. Estratégia Competitiva. Funções Geradoras de Valor. Indústria Calçadista.

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DOI: https://doi.org/10.14488/1676-1901.v15i1.1739

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