Estratégia de produção na indústria de autopeças: estudo multicasos em empresas da região de Sorocaba

Márcia Regina Neves Guimarães, Alberto Magno Teodoro Filho, Felipe Ferreira de Lara, Patricia Saltorato

Resumo


O alinhamento da estratégia de produção com a estratégia de negócios é fundamental para a obtenção de vantagem competitiva sustentável. No caso particular da indústria automobilística, verifica-se também que a estratégia de produção dos fornecedores é fortemente influenciada pela estratégia das montadoras. Nesse contexto, o artigo tem como objetivo apresentar características referentes ao conteúdo da estratégia de produção de quatro empresas de autopeças, além de analisar a influência das montadoras na definição desse conteúdo. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, que utiliza a abordagem qualitativa e o método do estudo de multicasos. Entre os principais resultados, verificou-se que a prioridade competitiva predominante nas empresas é a qualidade, seguida da entrega.  Nas áreas de decisão, observou-se, entre outros, que os clientes exercem grande influência na gestão da qualidade dessas empresas e nas atividades de P&D, além de exigirem entregas frequentes. Por fim, verificou-se que as empresas de autopeças buscam reforçar suas prioridades competitivas por meio, também, da adoção de critérios de escolha e avaliação de fornecedores.


Palavras-chave


Estratégia. Estratégia de produção. Prioridades competitivas. Alinhamento. Indústria de autopeças.

Texto completo:

ARTIGO ♪ÁUDIO♪


DOI: https://doi.org/10.14488/1676-1901.v14i2.1364

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


R. Eletr. de Eng. de Produção e Correlatas - ISSN 1676-1901 Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).                           Contato: producaoonline@gmail.com