Identificação e comparação qualitativa de indicadores de desempenho de simbiose industrial

Gabriel Couto Mantese, Daniel Capaldo Amaral

Resumo


A simbiose industrial é o intercâmbio de subprodutos, energia e água entre indústrias, centradas em uma abordagem coletiva, e com vistas a atingir vantagens competitivas. Ela é um elemento central para o conceito de parque eco-industrial e necessita de contínuo monitoramento pelos profissionais envolvidos. Há propostas de indicadores e o objetivo deste trabalho é identificar e descrever os indicadores de desempenho existentes na literatura para, em seguida, proceder a uma avaliação e comparação conceitual. De um total de sete indicadores, o ISI (Indicador de Simbiose Industrial), de Felicio et al. (2016), se destacou pela quantidade de características positivas, maior que os demais, e por facilitar a indicação de tendência. E o indicador de Impacto Ambiental, de Trokanas et al. (2015), por considerar os aspectos financeiros e de consumo energético inerentes às redes de simbiose industrial. Os demais apresentam sérios problemas, desde a superficialidade até a dificuldade de aplicação. Uma combinação de ambos seria a melhor alternativa, mas recomendam-se novas pesquisas com avaliações mais robustas, baseadas em casos ou simulações.

Palavras-chave


Simbiose Industrial. Parque Eco-Industrial. Indicador de Desempenho. Avaliação de Indicadores. Comparação entre Indicadores.

Texto completo:

PDF (English) ♪ÁUDIO♪


DOI: http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v16i4.2349

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


R. Eletr. de Eng. de Produção e Correlatas - ISSN 1676-1901 Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).                           Contato: producaoonline@gmail.com