Modelo multicritério para apoiar decisões relacionadas ao desempenho da área de mercado de uma empresa de informática

Autores

  • Sandro César Bortoluzzi UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)
  • Sandra Rolim Ensslin Universidade Federal de Santa Catarina
  • Leonardo Ensslin Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i1.795

Palavras-chave:

Mercado. Apoio à Decisão. Avaliação de Desempenho. MCDA-C. Intangíveis.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo construir um modelo de Avaliação de Desempenho para a área de mercado da empresa Seprol Computadores e Sistemas Ltda. Sendo assim, escolheu-se a Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA-C) para (i) estruturar e construir conhecimento sobre os objetivos a serem considerados no modelo; (ii) avaliar os objetivos por meio de escalas ordinais e cardinais; e, (iii) sugerir ações de aperfeiçoamento. A pesquisa caracteriza-se como (i) exploratória; (ii) estudo de caso; e, (iii) qualitativa e quantitativa. Os principais resultados da pesquisa foram: (i) identificação de quatro grandes dimensões que respondem pelo desempenho da empresa em relação ao mercado (imagem, clientes, fornecedores e estratégias); (ii) construção de 21 indicadores para avaliar o desempenho das quatro dimensões; (iii) procedimento da avaliação da situação atual da empresa em relação ao mercado, a qual totalizou 62 pontos, em uma escala em que “100” representa o nível bom e “0” representa o nível neutro; (iv) elaboração de recomendações de melhoria, sendo que, se forem implantadas com sucesso, elevará o desempenho da empresa para 76 pontos. Conclui-se que a metodologia MCDA-C cumpriu o papel de avaliar os aspectos intangíveis relacionadas à área de mercado da empresa estudada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandro César Bortoluzzi, UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)

Professor do Curso Superior de Ciências Contábeis da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Mestre em Contabilidade e Doutorando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Sandra Rolim Ensslin, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora PPGC e PPGEP UFSC.

Leonardo Ensslin, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor PPGC e PPGEP UFSC

Publicado

02-03-2013

Como Citar

Bortoluzzi, S. C., Ensslin, S. R., & Ensslin, L. (2013). Modelo multicritério para apoiar decisões relacionadas ao desempenho da área de mercado de uma empresa de informática. Revista Produção Online, 13(1), 2–36. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i1.795

Edição

Seção

Artigos