Mapeamento de publicações científicas sobre estratégia de manufatura: uma abordagem baseada em processos

Autores

  • Luana Cristina Knoff Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Rogério Tadeu de Oliveira Lacerda Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Leonardo Ensslin Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Sandra Ensslin Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v14i2.1043

Palavras-chave:

ProKnow-C. Bibliometria, Gestão por Processos. Vantagem Competitiva. Avaliação de Desempenho.

Resumo

Ao iniciar uma pesquisa científica sobre um tema abrangente como gestão de processos de manufatura, os pesquisadores se defrontam com a incógnita que emerge pelo seu desconhecimento do que tem sido feito nessa área da ciência. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo apresentar um processo para construir o conhecimento demandado por pesquisadores quando do início de seus trabalhos, em especial quanto à: (i) identificação dos artigos com reconhecimento científico e alinhados com o tema de gestão de processos de manufatura sob o enfoque de seus resultados publicados entre os anos de 2001 e 2011 a fim de compor o portfólio bibliográfico da pesquisa e (ii) realização de uma análise das características das publicações (12 artigos do portfólio bibliográfico selecionado, 458 artigos referenciados nesse portfólio) a fim de descrever estatisticamente os mais destacados artigos, autores, periódicos e palavras-chave utilizadas. O instrumento de intervenção adotado para atender a essa demanda é o processo ProKnow-C (Knowledge Development Process - Constructivist), que se apresenta como um método que auxilia pesquisadores a iniciarem suas pesquisas procurando artigos qualificados sobre um tema, segundo suas delimitações, bem como autores e periódicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Cristina Knoff, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestranda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Engenheira de Computação graduada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente trabalha na Whirlpool - unidade Embraco - como Especialista em Gestão. Áreas de interesse: Avaliação de Desempenho, Gestão de Processos de Negócio.

Rogério Tadeu de Oliveira Lacerda, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Rogério Lacerda é doutorando em Engenharia da Produção, na área de Inteligência Organizacional, possui o título de mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), graduação em Administração de Empresas e pós graduação em Engenharia da Informação. Lacerda é diretor da New Sight Consultoria e tem grande experiência em institucionalização de Escritórios de Projetos (PMO) e experiência com projetos de desenvolvimento de produtos e tecnologia. Tem experiência em melhoria de processos organizacionais e uso de Tecnologia e Inovação como vantagem competitiva para organizações de diversos portes. Tem experiência com modelos de maturidade, como CMMI, OPM3 e BPMM. É profissional certificado PMP pelo PMI. Participou do projeto OPM3 - Project Management Institute.

Leonardo Ensslin, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Realizou seu pós-doutorado em Apoio à Decisão Multicritério pela Lancaster University (2000) e é Ph.D. em Sistemas Industriais pela University of Southern California (1974). Leonardo Ensslin é professor titular e coordenador da área de Inteligência Organizacional do Departamento de Engenharia e Sistemas de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) nos cursos de graduação e pós-graduação. Ensslin é engenheiro mecânico pela UFRGS e mestre em engenharia da produção pela UFSC. Ele é consultor e conferencista em avaliação de desempenho, melhoria de sistemas organizacionais, inovação e apoio à decisão.

Sandra Ensslin, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui mestrado e doutorado em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e graduação em ciências contábeis pela Universidade Católica de Pelotas. Ensslin é coordenadora do programa de ciências contábeis e é professor assistente da UFSC. Ela tem experiência em Contabilidade e Engenharia da Produção, trabalhando atualmente com: metodologia multicritério de apoio à decisão construtivista, avaliação de desempenho, capital intelectual, ativos intangíveis e pesquisa em contabilidade.

Publicado

15-05-2014

Como Citar

Knoff, L. C., Lacerda, R. T. de O., Ensslin, L., & Ensslin, S. (2014). Mapeamento de publicações científicas sobre estratégia de manufatura: uma abordagem baseada em processos. Revista Produção Online, 14(2), 403–429. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v14i2.1043

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.