Fluxos de informação e conhecimento no desenvolvimento de produto na indústria automotiva – uma comparação entre as redes formal e informal

Autores

  • Renelson Ribeiro Sampaio Faculdade SENAI CIMATEC
  • Marcelus Moraes
  • Francisco Uchoa Passos Faculdade SENAI CIMATEC

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i1.1112

Palavras-chave:

Desenvolvimento automobilístico, Desenvolvimento de Produto, Inovação, Modelo SECI, Redes Sociais.

Resumo

Para manter vantagem competitiva, as empresas têm que inovar. Assim, alta qualidade, baixo custo e diversidade de produtos passaram a ser condição de partida para a competitividade. Em consequência, velocidade e flexibilidade em projetos de novos produtos são cruciais, pois estes fatores estão relacionados à capacidade de as empresas responderem adequadamente às pressões por inovações. Como se sabe, a inovação normalmente está relacionada à introdução de algo novo em um determinado processo de trabalho, do qual se geram novos produtos ou serviços. Para tanto, a capacidade de as pessoas compartilharem informações passa a ser vista como fator fundamental, contribuindo substancialmente para a realização das inovações de processos e produtos. Considerando estes aspectos, o presente trabalho busca acompanhar os processos de desenvolvimento de produtos de uma empresa automobilística, com vistas a mapear os fluxos de informação e conhecimento que se estabelecem nestes processos. A principal contribuição deste estudo ocorre na análise crítica da rede social estabelecida em determinado momento do desenvolvimento de um projeto. Essa análise oferece uma estimativa do nível de difusão de informação e conhecimento entre os membros da equipe, bem como faz a comparação entre a rede social mapeada empiricamente e a rede formal definida, a priori, nos procedimentos escritos da empresa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renelson Ribeiro Sampaio, Faculdade SENAI CIMATEC

Doutorado (PhD) pela Universidade de Sussex, Inglaterra (1986); Pos-Doutorado University of Wisconsin - Madison (2010/2011)

Grupo de Modelagem Computacional Aplicada. Professor permanante nos programas de: 1) Mestrado em Gestão e Tecnologia Industrial; 2) Mestrado em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial e Doutorado em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial.

Lider do Grupo de pesquisa cadastrado e certificado no CNPq "Cognição, Conhecimento e Inovação".

Marcelus Moraes

Faculdade SENAI CIMATEC - Mestrado em Gestão e Tecnologia Industrial.

Francisco Uchoa Passos, Faculdade SENAI CIMATEC

Doutorado pela Universidade de São Paulo (FEA/USP);

Professor permanente no Mestrado em Gestão e Tecnologia Industrial.

 

Publicado

02-03-2013

Como Citar

Sampaio, R. R., Moraes, M., & Passos, F. U. (2013). Fluxos de informação e conhecimento no desenvolvimento de produto na indústria automotiva – uma comparação entre as redes formal e informal. Revista Produção Online, 13(1), 208–232. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v13i1.1112

Edição

Seção

Artigos