Estudo comparativo da usabilidade de comandos direcionais para duas concepções de máquinas agrícolas

Autores

  • Ricardo Kozoroski Veiga Universidade Federal de Santa Catarina
  • Eugenio Andrés Díaz Merino Universidade Federal de Santa Catarina
  • Leila Amaral Gontijo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fabrício Campos Masiero Instituto Federal Catarinense
  • Giselle Schmidt Alves Díaz Merino Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v15i3.1712

Palavras-chave:

Ergonomia. Operação. Erro.

Resumo

O estado de Santa Catarina apresentou um expressivo crescimento em sua frota de máquinas agrícolas nos últimos 40 anos. Pelas origens históricas, o estado experimentou uma  agricultura familiar forte que se desenvolveu em pequenas propriedades. Essa reduzida dimensão das propriedades rurais impulsionou a aquisição de máquinas agrícolas de pequeno porte tais como os motocultivadores. Estima-se que em Santa Catarina existam mais de 20 mil máquinas dessa natureza. Pela concepção inicial dessa máquina seu emprego destina-se a operações com deslocamento em pé, possuindo para isso comandos dimensionados para a postura na vertical. Porém grande parcela dos motocultivadores é empregada no transporte de carga e pessoal, através da adaptação de um implemento que possibilita a condução na posição sentada. Essa modificação é incompleta, pois não possibilita a instalação de volante para manobras. Assim essa inadequação do comando aumenta a dificuldade na condução do veículo e pode potencializar o erro humano, levando ao acidente.  Buscando comparar a usabilidade e o índice de erros no acionamento de comandos de motocultivadores e de tratores, no trabalho utilizou-se de dois métodos: análise pelo modelo Usa- Design (U-D© )e teste de usabilidade. Um painel posicionado à frente das duas máquinas agrícolas simulou obstáculos surgindo à direita ou esquerda do operador, em situação de subida ou descida, e foi observada a reação do mesmo ao estímulo. A amostra de 53 voluntários comprovou que para todos os grupos (níveis de experiência) o erro foi maior para o motocultivador.  O trator apresentou 5,7 % de erro enquanto que no motocultivador esse valor foi de 49,1 %. O resultado encontrado pelo modelo Usa Design concordou com os encontrados no teste e apontou graves deficiências em aspectos funcionais e de segurança no motocultivador. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Kozoroski Veiga, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). Atualmente é professor do Instituto Federal Catarinense e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, área de concentração Ergonomia, da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Processos de Fabricação Mecânica, atuando principalmente nos seguintes temas: automóveis, mecanização rural e segurança do trabalho.

Publicado

15-09-2015

Como Citar

Veiga, R. K., Merino, E. A. D., Gontijo, L. A., Masiero, F. C., & Merino, G. S. A. D. (2015). Estudo comparativo da usabilidade de comandos direcionais para duas concepções de máquinas agrícolas. Revista Produção Online, 15(3), 830–858. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v15i3.1712

Edição

Seção

Artigos