Métodos quantitativos para seleção de fornecedores sustentáveis: uma revisão sistemática da literatura

Gilberto Miller Devós Ganga, Letícia Reis Rodrigues, Rui Tadashi Yoshino, Luis Antonio de Santa-Eulalia

Resumo


A temática ambiental e social, cada vez mais presente e atuante no cotidiano das operações das empresas, precisa ser tratada no contexto da seleção de fornecedores, pois a literatura acadêmica e profissional é carente nesta área, especialmente no que tange ao uso de métodos quantitativos e no tratamento de aspectos sociais. Para tanto, o objetivo deste artigo foi realizar uma revisão sistemática da literatura com um propósito descritivo-explicativo que permitisse coletar, identificar, selecionar e avaliar criticamente os métodos quantitativos utilizados na seleção de fornecedores sustentáveis do ponto de vista verde e social. Buscando ir além de uma revisão sistemática tradicional, este trabalho fez uso também de técnicas de análise de conteúdo via tag clouds e de análise de correspondência. As principais evidências encontradas na literatura sobre seleção de fornecedores verdes/sustentáveis foi o uso intensivo de técnicas combinadas e a ampla adoção da lógica fuzzy nas técnicas multicritério, programação matemática e inteligência artificial. 


Palavras-chave


Seleção de fornecedores verdes ou sustentáveis. Revisão sistemática da literatura. Análise de conteúdo. Análise de Correspondência.

Texto completo:

PDF ♪ÁUDIO♪


DOI: http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v16i4.2357

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


R. Eletr. de Eng. de Produção e Correlatas - ISSN 1676-1901 Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).                           Contato: producaoonline@gmail.com