Análise de desempenho de um corredor brt sob a ótica da velocidade operacional via redes de petri coloridas

Katarini Wanini Gonçalves Araújo, Maurício Oliveira de Andrade

Resumo


Dada a importância do tempo de viagem para a competitividade e atratividade do transporte público, este trabalho visa apresentar um modelo em redes de Petri coloridas que permita a análise de desempenho de um corredor BRT, em relação à velocidade operacional. Trata-se de uma pesquisa explicativa que busca propor uma nova forma de análise a um fenômeno conhecido. O modelo foi aplicado a um trecho de um corredor BRT, na Região Metropolitana do Recife, para validação. A partir dessa análise foram identificados os pontos críticos da operação e propostas medidas, como a introdução de plataformas de embarque em nível e priorização semafórica, a fim de aumentar a velocidade e a regularidade operacional no trecho. Um modelo com essas medidas implantadas foi simulado e aponta resultados satisfatórios ao possibilitar o aumento a velocidade operacional do corredor. Como conclusão, destaca-se a efetividade da modelagem e simulação em redes de Petri para análise de desempenho de um corredor de BRT e a importância de investigar os elementos de projeto e medidas operacionais que podem contribuir para o aumento da eficiência operacional de um corredor de transporte público.


Palavras-chave


Transporte Público. BRT. Velocidade operacional. Rede de Petri. Análise de desempenho.

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DOI: https://doi.org/10.14488/1676-1901.v18i3.3012

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