Impactos de projetos de melhoria contínua na eficiência do transporte ferroviário de cargas

Autores

  • João Gabriel Viana Pessoa Nunes Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-9099-5475
  • Ricardo Silveira Martins Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.
  • Ricardo Augusto Oliveira Santos Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-8610-7332

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v23i4.4933

Palavras-chave:

Transporte ferroviário, Eficiência, DEA - Análise Envoltória de Dados, Melhoria Contínua

Resumo

A competição estimula a busca de melhorias na estrutura produtiva das empresas. Neste cenário, a eficiência é uma medida de desempenho que tem efeito na condição competitiva. O setor de transporte ferroviário de cargas no Brasil possui essa característica competitiva em nível operacional após o marco legal de 2021, e nesse sentido torna relevante compreender como projetos operacionais de melhoria podem impactar a eficiência do transporte ferroviário de cargas. Neste contexto, aplicou-se a metodologia Data Envelopament Analysis - DEA para evidenciar o impacto de projetos operacionais de melhoria contínua na eficiência do transporte ferroviário de cargas. O estudo tomou como referência à analise operacional em uma grande empresa do setor de transporte ferroviária Brasileira entre o ano de 2021 e 2022. Os resultados apontaram que alguns grupos de projetos operacionais de melhoria contínua têm efeito positivo na eficiência do transporte ferroviário de cargas no curto e médio prazo. Projetos operacionais agrupados e caracterizados como aumento da quantidade de vagões por trem (aumento da capacidade instalada de transporte por viagem), o aumento do peso médio de carga (aumento da quantidade transportada por vagão), melhorias operacionais de setup em manobra e carrega/descarga, redução da ociosidade para carregamento, aumento da velocidade média entre trechos (a partir do aumento de velocidade em trechos permitidos), redução do tempo de transporte, redução da ociosidade para carregamento, a redução do tempo de troca de maquinista entre jornadas.

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Biografia do Autor

João Gabriel Viana Pessoa Nunes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Mestre em Administração pelo PPGA/CEPEAD/UFMG.

Ricardo Silveira Martins, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Professor Titular da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais na área de Operações, Logística e Desenvolvimento Regional.

Ricardo Augusto Oliveira Santos , Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutor em Administração pelo PPGA/CEPEAD/UFMG

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Publicado

01-04-2024

Como Citar

Nunes, J. G. V. P., Martins, R. S., & Santos , R. A. O. . (2024). Impactos de projetos de melhoria contínua na eficiência do transporte ferroviário de cargas. Revista Produção Online, 23(4), 4933 . https://doi.org/10.14488/1676-1901.v23i4.4933

Edição

Seção

Artigos