Avaliação de presença de recursos alternativos em plano de processos para melhorar o desempenho de sistemas manufatura

Autores

  • Mário Henrique de Mello Universidade Federal de Santa Catarina
  • João Carlos E. Ferreira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v14i2.1467

Palavras-chave:

Planos de processo com alternativas. Gestão da produção. Simulação. Gargalos na produção.

Resumo

Usualmente os planos de processos são gerados sem considerar a utilização de máquinas alternativas, isto é, no planejamento de processo convencional uma única máquina é selecionada para a execução de uma determinada operação. Com isso, as máquinas preferidas pelos processistas são selecionadas para executar a maioria das tarefas, ocasionando a formação de gargalos na produção. Nesse contexto, a inclusão de máquinas alternativas em planos de processo pode ser usada como uma estratégia para resolver o problema de formação de gargalos, pois a eventual indisponibilidade de uma máquina permite que outra máquina pré-planejada seja selecionada e utilizada imediatamente. Para avaliar essa proposta, foi desenvolvido um modelo para simulação de um sistema de manufatura sujeito aos dois tipos de planos de processo, isto é, com ou sem máquinas alternativas. Verificou-se que a inclusão de máquinas alternativas em planos de processo resulta na melhoria no desempenho do sistema de manufatura em relação à produtividade, ao estoque em processo e à utilização de máquinas, ainda que a máquina alternativa selecionada tenha uma menor eficiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Carlos E. Ferreira, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1984), possui Mestrado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986) e Doutorado em Engenharia Mecânica - University of Manchester Institute of Science and Technology, Inglaterra (1991). Desenvolveu atividades de Pós-Doutorado na Pennsylvania State University, EUA - Engenharia Industrial (1999/2000), e naquela mesma instituição foi Pesquisador Visitante em março e abril de 2004, bem como em dezembro de 2009. Durante o mês de janeiro de 2010 foi Pesquisador Visitante na University of California Berkeley, EUA. Desde 1993 é Professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina.

Publicado

15-05-2014

Como Citar

de Mello, M. H., & Ferreira, J. C. E. (2014). Avaliação de presença de recursos alternativos em plano de processos para melhorar o desempenho de sistemas manufatura. Revista Produção Online, 14(2), 648–678. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v14i2.1467

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.