Co-produção de serviço na pós-graduação: uma análise do comportamento do mestrando no contexto brasileiro

Murilo Branco, Diego Lambiase, Paulo Mattioda, Guilherme Oliveira, Rafael Teixeira

Resumo


Devido ao processo de evolução em que a educação de nível de pós-graduação no Brasil vem se submetendo nos últimos anos, juntamente com a necessidade de formar profissionais capazes para a profissão, o presente estudo visa entender o comportamento do mestrando na co-produção do serviço educacional na pós-graduação no Brasil. Por meio da apresentação de um modelo teórico formulado para entender aspectos como a participação, tempo e dedicação em relação ao desempenho do aluno, realizou-se um estudo de caso qualitativo exploratório, tendo como unidade de análise 13 alunos de uma instituição privada brasileira. Como resultado, foi possível verificar que as variáveis apresentadas têm relação determinante para a co-produção no ambiente pesquisado. Acredita-se que os resultados da pesquisa contribuem não somente para o entendimento do fenômeno, bem como para a literatura de serviço educacional e co-produção, além da contribuição metodológica para estudos de caso realizados a partir do questionário aberto proposto neste estudo.


Palavras-chave


Co-criação. Co-produção. Serviço Educacional.

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DOI: https://doi.org/10.14488/1676-1901.v14.i1.1597

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