Evolução dos estudos de logística reversa realizados no contexto nacional: uma análise bibliométrica

Autores

  • Emmily Caroline Cabral da Fonseca Universidade do Estado do Pará - UEPA
  • Eriton Carlos Martins Barreiros Universidade do Estado do Pará - UEPA
  • André Cristiano Silva Melo Universidade do Estado do Pará - UEPA
  • Mariana Pereira Carneiro Universidade do Estado do Pará - UEPA
  • Denilson Ricardo de Lucena Nunes Universidade do Estado do Pará - UEPA

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v15i4.2006

Palavras-chave:

Logística Reversa. Política Nacional de Resíduos Sólidos. Estudo Bibliométrico.

Resumo

A sociedade pós-moderna consome em busca de bem-estar. Para tanto, uma enorme quantidade de recursos naturais é consumida e, consequentemente, grande quantidade de materiais é descartada sob a forma de resíduos. Neste contexto, para tentar minimizar os impactos ambientais, a Lei 12.305/10 instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que cumpre o objetivo de promover a destinação ambientalmente adequada aos resíduos sólidos, conferindo grande importância à reciclagem e à responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto, fomentando a criação e manutenção de cooperativas de reciclagem de materiais e as práticas de Logística Reversa (LR). A LR vem ganhando destaque, já que busca soluções holísticas aos problemas ambientais. Desta forma, este artigo tem como objetivo avaliar a evolução de estudos de LR no contexto brasileiro por meio de Análise Bibliométrica de artigos publicados entre os anos de 2010 e 2014. Foi identificado o crescimento no número de publicações que discorrem sobre os temas em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Cristiano Silva Melo, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Professor Titular da área de Suprimentos do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia-CCNT, Departamento de Engenharia-DENG, Coordenador dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu do CCNT/UEPA.

Mariana Pereira Carneiro, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Professora Assintente II do Campus de Castanhal-UEPA (Castanhal/PA - Campus XX), Departamento de Engenharia-DENG, Coordenadora do Campus de Castanhal-UEPA.

Denilson Ricardo de Lucena Nunes, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Professor Assistente III do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia-CCNT, Departamento de Engenharia-DENG.

Publicado

15-12-2015

Como Citar

Fonseca, E. C. C. da, Barreiros, E. C. M., Melo, A. C. S., Carneiro, M. P., & Nunes, D. R. de L. (2015). Evolução dos estudos de logística reversa realizados no contexto nacional: uma análise bibliométrica. Revista Produção Online, 15(4), 1457–1480. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v15i4.2006

Edição

Seção

Artigos