Avaliação de projeto para implantação de um sistema de voip: um caso na indústria de alimentos

Autores

  • Tiago José Menezes Gonçalves Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA
  • Armando Gonçalves Madeira-Junior Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA
  • Alcimar das Chagas Ribeiro Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v11i3.545

Palavras-chave:

Viabilidade Econômica de Projetos, Integração da Cadeia de Suprimentos, Tecnologia da Informação e Comunicação, VoIP, Indústria de Alimentos

Resumo

No século XXI, todas as organizações são afetadas direta ou indiretamente pelo uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC). A elaboração de bons projetos para implantação dessas tecnologias é de fundamental importância para que uma empresa se mantenha competitiva frente a seus concorrentes. Neste contexto, este trabalho analisa a viabilidade econômica para a implantação de um sistema de comunicação baseado em VoIP (Voice on Internet Protocol) em uma empresa do setor industrial alimentício. Neste sentido, foram comparados o sistema de telefonia existente na empresa com um projeto proposto para implantação de um sistema de VoIP. Para tanto, foi realizada a modelagem dos custos incorridos através de equações e utilizados como indicadores de viabilidade do projeto a análise do ponto de equilíbrio, o payback, o valor presente líquido e a taxa interna de retorno. Como resultado, concluiu-se que a implantação de sistemas de telefonia baseados em VoIP pode resultar em grande economia de custos, permitindo recuperar rapidamente o capital investido no projeto. Esta conclusão foi ratificada na análise de todos os indicadores citados acima, o que permitiu recomendar a implementação do projeto e verificar a aplicabilidade dos modelos de custo desenvolvidos.

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Publicado

2011-09-06

Como Citar

Gonçalves, T. J. M., Madeira-Junior, A. G., & Ribeiro, A. das C. (2011). Avaliação de projeto para implantação de um sistema de voip: um caso na indústria de alimentos. Revista Produção Online, 11(3), 668–687. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v11i3.545

Edição

Seção

Artigos