O uso da estratégia de customização em massa em empresas da construção civil

Autores

  • Diego de Castro Fettermann Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • Rafaella Peixoto Del Pomo de Oliveira Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • Giuliano de Almeida Marodin Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v15i1.1728

Palavras-chave:

Customização em Massa. Construção Civil. Agregação de Valor.

Resumo

A estratégia de Customização em Massa (CM) é recomendada para melhorar o atendimento aos requisitos dos clientes e reduzir custos em empresas de manufatura, mas também em setores de baixa escala de produção, como a construção civil. Este artigo tem por objetivo identificar como é realizado o processo de CM em empresas na Construção Civil e compará-lo com a literatura. Os três estudos de caso nos empreendimentos habitacionais permitiram identificar como é aplicada a CM pelas empresas do setor. Os processos de customização aplicados pelas empresas foram analisados de acordo com as propostas mencionadas na literatura. A partir dessa comparação foram identificadas diversas oportunidades de melhoria. As empresas analisadas tem por característica possuírem uma baixa aderência das atividades e técnicas recomendadas pela literatura, sendo que este estudo permitiu aprofundar o conhecimento sobre as oportunidades de melhoria para as empresas do setor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego de Castro Fettermann, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas - DCET

Curso de Engenharia de Produção

Rafaella Peixoto Del Pomo de Oliveira, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas - DCET

Curso de Engenharia de Produção

SC.

Giuliano de Almeida Marodin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Departamento de Engenharia de Produção

Publicado

15-11-2014

Como Citar

Fettermann, D. de C., Oliveira, R. P. D. P. de, & Marodin, G. de A. (2014). O uso da estratégia de customização em massa em empresas da construção civil. Revista Produção Online, 15(1), 135–162. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v15i1.1728

Edição

Seção

Artigos