Aplicação da teoria das filas em serviços bancários

Autores

  • Vitor Costa de Lima Faculdade de Engenharia Mecânica. Universidade Estadual de Campinas
  • Rosley Anholon Departamento de Engenharia de Manufatura e Materiais. Faculdade de engenharia Mecânica. Universidade Estadual de Campinas.
  • Izabela Simon Rampasso Faculdade de Engenharia Mecânica. Universidade Estadual de Campinas
  • Osvaldo Luiz Gonçalves Quelhas Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v16i1.2086

Palavras-chave:

Teoria das Filas. Análise de Serviços. Setor bancário.

Resumo

Tendo em vista a competição acirrada presente na economia nos dias atuais e a necessidade crescente de conquistar clientes e mantê-los fiéis, o presente trabalho tem como objetivo aplicar a consagrada Teoria das Filas em uma agência bancária com a finalidade de apontar oportunidades de melhorias no tempo de espera dos clientes, a partir do pressuposto de que as filas analisadas seguem a distribuição de Poisson. Tal pressuposto é decorrente da comparação realizada entre a referida distribuição com os dados de chegada dos clientes em todas as filas analisadas. Constatou-se também a existência de filas com sazonalidade na demanda, enquanto outras apresentaram uma demanda regular. A partir do estudo realizado, melhorias no gerenciamento desta agência bancária poderão ser realizadas como, por exemplo, a realocação de funcionários em determinados períodos para funções com maior demanda. Concluiu-se, portanto, que a aplicação da teoria é viável e que pode auxiliar no aumento das vantagens competitivas da agência

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor Costa de Lima, Faculdade de Engenharia Mecânica. Universidade Estadual de Campinas

Engenheiro de Controle e Automação. Faculdade de Engenharia Mecânica. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil.

Rosley Anholon, Departamento de Engenharia de Manufatura e Materiais. Faculdade de engenharia Mecânica. Universidade Estadual de Campinas.

Doutor em Engenharia de Materiais e Processos de Fabricação (2006), Mestre em Engenharia Materiais e Processos de Fabricação (2003) e Graduação em Engenharia Mecânica (2002), sendo todos os títulos conferidos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente é professor do Departamento de Engenharia de Manufatura e Materiais da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp. Possui artigos publicados em periódicos internacionais, atua como revisor de periódicos nacionais e dedica-se a docência e pesquisas nas áreas de modelos de gestão, gestão da produção e gestão de projetos.  

Izabela Simon Rampasso, Faculdade de Engenharia Mecânica. Universidade Estadual de Campinas

 Aluna de Mestrado. Faculdade de Engenharia Mecânica. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil.

Publicado

15-03-2016

Como Citar

Lima, V. C. de, Anholon, R., Rampasso, I. S., & Quelhas, O. L. G. (2016). Aplicação da teoria das filas em serviços bancários. Revista Produção Online, 16(1), 210–241. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v16i1.2086

Edição

Seção

Artigos