Por que eles desistem? análise da evasão no curso de engenharia de produção, UFES, Campus São Mateus

Autores

  • Marielce de Cassia Ribeiro Tosta Universidade Federal do Espírito Santo http://orcid.org/0000-0001-6037-4088
  • José Ricardo Fornaciari Universidade Federal do Espírito Santo
  • Leonardo Caetano Abreu Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v17i3.2760

Palavras-chave:

Evasão. Retenção. Educação Superior. Engenharia de Produção. Perfil do curso.

Resumo

Nos últimos anos o sistema brasileiro de educação superior expandiu a oferta de cursos de engenharia. Apesar desta expansão tem-se percebido o aumento no número de evasão dos alunos. De maneira a contribuir com a análise das causas desta evasão o presente trabalho teve como objetivo definir o perfil do curso de Engenharia de Produção, São Mateus. Verificou-se que o curso possui predomínio de alunos: i) residentes no próprio Estado e cidade; ii) do sexo masculino; iii) idade entre 18 e 25 anos e; iv) melhores coeficientes de rendimento nos últimos períodos. Tanto à relação entre alunos diplomados por alunos evadidos quanto à taxa de retenção do curso indicam a necessidade de melhorar a qualidade do curso de modo a viabilizar a finalização em menor tempo. Analisando a evasão verificou-se que a mesma ocorreu em 144 de um total de 441 alunos matriculados, sendo a desistência a principal razão da evasão (77). Foi analisado ainda o grau de retenção das disciplinas básicas, sendo esta entre 40% a 80% em disciplinas do primeiro e segundo período. De acordo com os resultados há necessidade da coordenação do curso em acompanhar cuidadosamente os primeiros períodos bem como promover atividades de nivelamento e monitorias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marielce de Cassia Ribeiro Tosta, Universidade Federal do Espírito Santo

Departamento de Engenharias e Tecnologia. Gestão Econômica.

José Ricardo Fornaciari, Universidade Federal do Espírito Santo

Estudante de graduação em Engenharia de Produção. Bolsista Pet ProdBio.

Leonardo Caetano Abreu, Universidade Federal do Espírito Santo

Estudante de graduação em Engenharia de Produção. Bolsista Pet ProdBio.

Referências

ADACHI, Ana Amélia Chaves Teixeira. Evasão e Evadidos nos Cursos de Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais. Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação. Belo Horizonte, 2009.

FERREIRA, Joaquim Armando; ALMEIDA, Leandro; SOARES, Ana Paula. Adaptação acadêmica em estudante do 1º ano: diferenças de gênero, situação de estudante e curso.. Psico-USF, v.6, n.1, p. 01-10. jan./jun. 2001.

GAIOSO, Natalícia Pacheco de Lacerda. O fenômeno da evasão escolar na educação superior no Brasil. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília. Brasília, 2005.

GILIOLI, Renato de Sousa Porto. Evasão em instituições federais de ensino superior no Brasil: expansão da rede, Sisu e desafios. Estudo técnico, 2016. http://www2.camara.leg.br/documentos-e-pesquisa/publicacoes/estnottec/areas-da-conle/tema11/2016_7371_evasao-em-instituicoes-de-ensino-superior_renato-gilioli

GOMES, Maria José; MONTEIRO, Mariana; DAMASCENO, Anderson Medeiros; ALMEIDA, Tereza Jacy Silva; DE CARVALHO, Raquel Baroni. Evasão acadêmica no ensino superior: estudo na área da saúde. Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde, v. 12, n. 1, p. 6-13, 2010.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP) e Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) (Brasília). Trajetória e estado da arte da formação em engenharia, arquitetura e agronomia. 2010. Disponível em: http://www.ufjf.br/observatorioengenharia/files/2012/01/vol07.pdf. Acesso em: 08 de janeiro de 2016.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP (Brasília). Estatísticas da educação superior: graduação, 2016. http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior

LOBO, Maria Beatriz de Carvalho Melo. Panorama da evasão no ensino superior brasileiro: aspectos gerais das causas e soluções. Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior. Cadernos, n. 25, 2012.

MARTINS, Tatiane Agostinho; BITENCOURT, Lígia Cristina; BARBOSA, Milena de Lima; DOS SANTOS, Leonice Roque. Avaliação das condicionantes de retenção dos alunos de engenharia da UTFPR: bases para propostas interventivas. Cuarta conferencia Latino Americana sobre el abano en la educacion superior, 2014. Obtido em WWW://clabes2014-alfaguia.org.pa/ em janeiro de 2017.

OLIVEIRA, Vanderli Fava de; BARBOSA, Carolina dos Santos; CHRISPIM, Eduardo Mathiasi. Cursos de engenharia de produção no Brasil: crescimento e projeções. XXV ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 25., 2005. Anais... Porto Alegre, RS, Brasil, 2005.

OLIVEIRA, Vanderlí Fava; DE ALMEIDA, Nival Nunes, CARVALHO, Dayane Maximiano de; PEREIRA, Fernando Antonio Azevedo. Um estudo sobre a expansão na formação em engenharia no Brasil. Revista de ensino de engenharia. Revista de Ensino de Engenharia da ABENGE, v. 32, p. 29-44, 2013

PEREIRA, Alexandre Severino; CARNEIRO, Teresa Cristina Janes; BRASIL, Gutemberg Hespanha; CORASSA, Maria Auxiliadora de Carvalho. Principais características dos alunos retidos dos cursos de graduação presencial da Universidade Federal do Espírito Santo. Revista GUAL, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. 238-259, maio 2016.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES. Caderno de avaliação: Engenharia de Produção 35. Centro Universitário Norte do Espírito Santo. Vitória, 2013.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES. Indicadores de desempenho, 2015. Pro Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional. Vitória, 2015.

SILVA FILHO, Roberto Leal Lobo; MOTEJUNAS, Paulo Roberto; HIPÓLITO, Oscar; MELO LOBO, Maria Beatriz de Carvalho. A Evasão no ensino superior brasileiro: instituto lobo para o desenvolvimento da educação, da ciência e da tecnologia. Cadernos de Pesquisa. v. 37. n. 132, 2007.

SILVA, Glauco Peres. Análise de evasão no ensino superior: uma proposta de diagnóstico de seus determinantes. Avaliação, v. 18, n. 2, p. 311-333, jul. 2013.

Publicado

15-09-2017

Como Citar

Tosta, M. de C. R., Fornaciari, J. R., & Abreu, L. C. (2017). Por que eles desistem? análise da evasão no curso de engenharia de produção, UFES, Campus São Mateus. Revista Produção Online, 17(3), 1020–1044. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v17i3.2760

Edição

Seção

Artigos