A aplicação da abordagem quick response manufacturing (QRM) no processo de desenvolvimento de novos lápis de olhos

Autores

  • Leandro Gomes Oliveira Universidade Federal de Sao Carlos/Departamento de Engenharia de Produção
  • Denise Cervilha de Freitas Universidade Federal de São Carlos/Departamento de Engenharia de Produção
  • Moacir Godinho Filho Universidade Federal de São Carlos/Departamento de Engenharia de Produção

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v18i2.2844

Palavras-chave:

Quick Response Manufacturing. Operações de Escritório. Processo de Desenvolvimento de Produto. Cosméticos. Lápis de Olho.

Resumo

O Quick Response Manufacturing (QRM) é uma importante ferramenta para redução de lead time em todas as operações de uma empresa de manufatura. Embora existam trabalhos empíricos mostrando a aplicação do QRM no chão de fábrica, poucos trabalhos tratam de operações de escritório. Dentre estas operações, o desenvolvimento de produtos é uma área ainda muito pouco explorada. Este trabalho busca trazer contribuições para a literatura ao mostrar a possibilidade de implantação do QRM no processo de desenvolvimento de novos lápis de olhos em uma empresa fabricante de cosméticos. Após estudo de caso foi possível apresentar três propostas, viáveis economicamente, que se implantadas conjuntamente, poderá reduzir 55% do lead time desse processo. As propostas mostram também a importância de se repensar novas formas de se realizar o trabalho em escritório.

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Biografia do Autor

Leandro Gomes Oliveira, Universidade Federal de Sao Carlos/Departamento de Engenharia de Produção

Estudante do Doutorado em Engenharia da Producao da Universidade de federal de Sao Carlos. Sou formado pela Universidade Federal de Vicosa em Gestao do Agronegocio onde realizei pesquisas no Departamento de Economia Rural.

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Publicado

15-06-2018

Como Citar

Oliveira, L. G., de Freitas, D. C., & Godinho Filho, M. (2018). A aplicação da abordagem quick response manufacturing (QRM) no processo de desenvolvimento de novos lápis de olhos. Revista Produção Online, 18(2), 504–531. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v18i2.2844

Edição

Seção

Artigos