Contribuição do manufacturing execution system na execução de prioridades competitivas em empresas de manufatura

Elisandro João de Vargas, Miguel Afonso Sellitto

Resumo


O objetivo deste artigo é analisar os resultados que a implantação de um sistema de informação do tipo MES (Manufacturing Execution System) pode trazer a empresas de manufatura. O método de pesquisa foi o estudo de caso múltiplo. Foram estudadas duas empresas de médio porte (X e Y), com características diferentes de produto e processo, com implantações do MES, durando sete e dez anos. Os resultados apontam que entre 2011 a 2014 ocorreu melhora nas prioridades competitivas custo e entrega para a empresa X e qualidade, custo e entrega para a empresa Y. Os principais resultados observados e que podem ser atribuídos às implantações do MES são: em X, aumento no tempo de máquina operando em 32%, redução do lead time em 47,6% e custos de fabricação em 9,7%; em Y, redução dos rejeitos em 52,6%, custos de fabricação em 8,7% e no lead time em 20%.

Palavras-chave


Manufacturing Execution System. Prioridade Competitiva. Gerenciamento de Recursos. Gestão de Operações. Sistema de Informação.

Texto completo:

PDF ♪ÁUDIO♪


DOI: https://doi.org/10.14488/1676-1901.v16i3.2161

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


R. Eletr. de Eng. de Produção e Correlatas - ISSN 1676-1901 Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).                           Contato: producaoonline@gmail.com