Sequenciamento de máquinas paralelas não-relacionadas com tempos de setup dependentes das tarefas

Autores

  • Guilherme Etcheverry
  • Michel J. Anzanello UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v14i3.1498

Palavras-chave:

Sequenciamento. Máquinas paralelas não relacionadas. Tabu search.

Resumo

Este artigo propõe uma heurística para sequenciamento de tarefas em um ambiente de manufatura composto por máquinas paralelas não-relacionadas com tempos de setup dependentes da sequência de processamento das tarefas. As funções-objetivo consideradas são a minimização da soma do tempo ponderado de processamento e a minimização do atraso ponderado das tarefas. O método proposto acrescenta uma etapa ao procedimento de duas etapas de Bank e Werner (2001), para solução de problemas NP-hard, e é executado em três etapas: (i) ordenação inicial das tarefas, (ii) alocação das tarefas às máquinas, e (iii) aprimoramento da solução final através da ferramenta de otimização Tabu Search. O desempenho da heurística é comparado à solução ótima obtida por enumeração total. Ao ser aplicada em um ambiente de manufatura de componentes eletrônicos composto por duas máquinas paralelas não-relacionadas com tempos de processamento e de setup, a heurística proposta resulta em um desvio de 1,1% em relação ao valor ótimo da soma do tempo ponderado de processamento e 4,6% do mínimo atraso ponderado das tarefas em tempo computacional inferior a dez minutos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michel J. Anzanello, UFRGS

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e doutorado em Engenharia Industrial e de Sistemas pela Rutgers-The State University of New Jersey (2009). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Engenharia de Produção e Transportes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua como editor do periódico Produto & Produção (UFRGS) e como revisor dos periódicos Chemometrics and Intelligent Laboratory Systems, International Journal of Production Research, Production Planning & Control, Gestão e Produção (UFSCar), Produção (USP) e Produto & Produção, entre outros. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em planejamento, projeto e controle de sistemas de produção, controle multivariado de processo e análise por curvas de aprendizado. Sua pesquisa vem sendo publicada nos periódicos Chemometrics and Intelligent Laboratory Systems, Food Quality & Preference, International Journal of Production Research, Production Planning and Control, Revista Produção e Gestão & Produção, entre outros.

Publicado

18-08-2014

Como Citar

Etcheverry, G., & Anzanello, M. J. (2014). Sequenciamento de máquinas paralelas não-relacionadas com tempos de setup dependentes das tarefas. Revista Produção Online, 14(3), 890–913. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v14i3.1498

Edição

Seção

Artigos