A importância do planejamento de compras para a boa gestão do estoque

estudo de caso em uma indústria do ramo gráfico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v26i2.5236

Palavras-chave:

Controle de estoque, Estoque de segurança, Matéria-prima, Ponto de pedido

Resumo

O setor de compras é um grande aliado das organizações, uma vez que promove a avaliação de fornecedores, produtos e negociações, com o objetivo de garantir condições e preços mais atrativos bem como a sustentabilidade da empresa em um mercado competitivo. Esse processo está diretamente relacionado à gestão de estoques, cujo propósito é assegurar a disponibilidade de mercadorias de qualidade que atendam às necessidades dos clientes, equilibrando os níveis de estoque de modo a evitar tanto a falta de matéria-prima quanto a ocorrência de estoques ociosos. Com base nisso, o presente estudo tem como objetivo analisar a relação entre o planejamento de compras e a gestão de estoques em uma indústria gráfica. No que se refere ao enquadramento metodológico, a pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, de natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de observação direta, diálogo com os gestores da empresa e análise documental de relatórios gerenciais. Os resultados evidenciaram fragilidades no controle de estoques. Com o intuito de propor práticas mais eficazes que contribuam para sua gestão, sugeriu-se, inicialmente, a aplicação do indicador de giro de estoque, seguida pela análise do estoque de segurança e, por fim, pela utilização do ponto de pedido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Paim Soares, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), RS, Brasil.

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bacharel em Administração pela Universidade Franciscana (UFN). Licenciada para a Docência na Educação Profissional pelo Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional (PEG/UFSM).

Renata Coradini Bianchi, Universidade Franciscana (UFN), RS, Brasil.

Professora de Administração na Universidade Franciscana (UFN). Doutoranda em Engenharia de Produção na Universidade Vale dos Sinos (UNISINOS).

Referências

CARVALHO, Eric Costa; MAZZOTTI, Madelon. Aplicação das boas práticas de gestão de estoques em uma microempresa de Santa Catarina. Revista Produção Online, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 5220, 2024. DOI: 10.14488/1676-1901.v24i2.5220. Disponível em: https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/5220. Acesso em: 14 jun. 2026.

CAVALCANTE, B. dos S.; MARTINS, J. M. D. Definindo a melhor estratégia para gestão de compras: um estudo de caso. TCC (Administração) – Faculdade Milton Campos, Minas Gerais, 2022.

DIAS, Q. D. C. de O.; SANTOS, V. M. da S.; MONTEIRO, N. J.; FERNANDES, R. M. Proposta de um modelo de gestão de estoques: um estudo de caso em uma empresa de pequeno porte do ramo alimentício na cidade de Marabá-PA. Revista Gestão Industrial, v. 16, n. 4, p. 92-120, 2020.

FERREIRA, A. A importância dos indicadores de desempenho de estoque. Blog Supply Chain, 2023. Disponível em: https://www.linkedin.com/pulse/import%C3%A2ncia-dos-indicadores-de-desempenho-estoque-anderson-ferreira/?originalSubdomain=pt

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GRIGÓRIO, A. C.; LIMA, C. T.; COLARES-SANTOS, L.; ENDO, G. Y.; PEDRO, J. G. Gestão de compras: variáveis que impactam na decisão de compras em organizações. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 6, n. 1, 12 nov. 2022.

MARCELINO, E. de C.; MACHADO, A. de O. Sistema de gerenciamento de estoque. Revista Fatec Assis, 2022.

MUSSE, A. S. Sistema de gerenciamento de estoque e armazenagem: um estudo de caso na empresa Irmãos Soares S/A. TCC (Administração) – PUC, Goiás, 2020.

NASCIMENTO, L. N. do.; MACHADO, S. T. Estoque de segurança e seu impacto no nível de serviço: estudo de caso único. Anais... XI Fateclog – Os desafios da logística real no universo virtual, 2020.

POZO, H. Administração de recursos materiais e patrimoniais: uma abordagem logística. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

POZO, H. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos. São Paulo: Atlas, 2015.

PUERTAS, A. B. M. A gestão de compras e seu impacto na produtividade. Revista Tecnológica da Fatec Americana, v. 6, n. 2, p. 84-92, 2017.

SANTHIAGO, Flaviana Nascimento de Sousa; SILVA, Rogerio Sales. (2024)

Entendendo a Gestão de Estoque: Como ela é vital para o Sucesso Logístico das Empresas. ID on Line. Revista de Psicologia, v. 18, n. 71, p. 94–107, 2024.

Silva, M. G. da; Kozyreff Filho, E.; Rodríguez, E. C. A.; Marins, F. A. S. Um modelo de alocação de estoque para redução de custos na cadeia de suprimentos de uma empresa de meios de pagamento. Revista Produção Online, 2024.

SLACK, Nigel; BRANDON-JONES, Alistair; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. Tradução de Daniel Vieira. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

RODRIGUES, A. L.; CRUZ, R. S. Q.; SOUSA, J. C. de.; RODRIGUES, L. da L. A importância da gestão de estoque na obtenção de êxito na administração organizacional. Id on Line – Revista Multidisciplinar e de Psicologia, v. 14, n. 49, p. 518-530, 2020.

VAN WEELE, A. J. Purchasing and Supply Chain Management. 8. ed. Andover: Cengage Learning, 2023.

VASCONCELOS, Crystal Araújo de; AMORIM, Iago; BARBOSA, Rúben Christian. Planejamento e controle da produção: estudo de caso em uma empresa de médio porte. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) – Rede de Ensino Doctum, 2021. Disponível em: https://dspace.doctum.edu.br/handle/123456789/3836. Acesso em: 14 jun. 2026.

VICENTE, R. F.; FALCÃO, A. C. R. de A.; BURIN, J. C. Gestão de compras: ferramenta estratégica para o sucesso das organizações. Anais [...], IX JORNACITEC - Jornada Científica e Tecnológica, 2020.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4 ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

Publicado

07-07-2026

Como Citar

Soares, A. P., & Bianchi, R. C. (2026). A importância do planejamento de compras para a boa gestão do estoque: estudo de caso em uma indústria do ramo gráfico . Revista Produção Online, 26(2), 5236 . https://doi.org/10.14488/1676-1901.v26i2.5236

Edição

Seção

Artigos